BC reduz Selic pela 5ª vez seguida, para 11,25% ao ano
Agora a taxa básica de juros atingiu o menor patamar desde outubro de 2014
atualizado
Compartilhar notícia
O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu nesta quarta-feira (12/4) reduzir a taxa básica de juros, a Selic, em 1 ponto porcentual, para 11,25% ao ano. Esta é a quinta vez seguida que os diretores do órgão decidem pelo corte no juro básico, que agora atingiu o menor patamar desde outubro de 2014. A decisão foi unânime.
O presidente da instituição, Ilan Goldfajn, já havia sinalizado em entrevistas que o corte na Selic iria acelerar para 1 pp, considerando a projeção de inflação para o fim deste ano, que deve ficar em 3,6%. Na reunião de fevereiro, o BC decidiu pelo corte de 0,75 pp, assim como na reunião anterior, no mês de janeiro.
O grande pano de fundo para o corte mais agressivo é a inflação comportada. Em comunicado, o BC diz considerar adequada a aceleração na redução dos juros, mas destaca o “alto grau de incerteza no cenário externo” e “a aprovação das reformas”, principalmente as que terão impacto nas contas do governo, como fatores que determinarão o patamar da Selic nos próximos meses.Por outro lado, o BC afirma que há um choque de oferta favorável nos preços dos alimentos, o que deve contribuir para uma queda ainda maior nas expectativas de inflação.