metropoles.com

Atividade de construção imobiliária fecha 2015 com retração de 13,2%

Entre os tipos de obra, o índice residencial registrou queda de 12,4% em 2015. A atividade no segmento comercial teve retração ainda mais intensa, no patamar de 18,6%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Dênio Simões/ Agência Brasília
DS_Construcao_Civil_Foto_Denio_Simoes_29072015_003
1 de 1 DS_Construcao_Civil_Foto_Denio_Simoes_29072015_003 - Foto: Dênio Simões/ Agência Brasília

O índice de atividade da construção imobiliária (IACI) encerrou 2015 com retração de 13,2%, após ter registrado quedas de 8,7% e 5,2% em 2014 e 2013, respectivamente, de acordo com dados do Monitor da Construção Civil (MCI), composto por um conjunto de índices elaborado em parceria entre a Tendências e a Criactive. O IACI mede a área em construção (em fase de fundação, estrutura ou acabamento) de obras imobiliárias residenciais, comerciais, de turismo e outros, com abrangência nacional.

Entre os tipos de obra, o IACI residencial registrou queda de 12,4% em 2015. A atividade no segmento comercial teve retração ainda mais intensa, no patamar de 18,6%. “Considerando que o arrefecimento das obras residenciais remonta ao início de 2013, o indicador já acumula três anos consecutivos de quedas, enquanto as obras comerciais registram dois anos seguidos de queda”, disse o MCI, em relatório. O IACI turismo, que apresentou enfraquecimento apenas nos meses mais recentes, encerrou o ano com retração menos acentuada, de 1,2%.

Lançamentos
Diante do cenário de crise de confiança e piora nos mercados de trabalho e crédito, a forte retração registrada dos lançamentos em todas as regiões do Brasil, considerando a média 12 meses até outubro de 2015, impõe uma perspectiva pessimista para a atividade da construção imobiliária em 2016 e nos anos seguintes, disse o MCI.

A retração do IACI em 2015 foi mais intensa no Norte, com baixa de 38,5%, onde o índice já acumula quatro anos seguidos de queda A região Centro-Oeste também encerrou o ano com retração do IACI acima da média registrada no Brasil, de -28,4%. As regiões Nordeste, Sudeste e Sul apresentaram quedas de, respectivamente, 12,9%, 10,4% e 8,6%.

Na composição do índice, os indicadores de fundação (IACI-F) e estrutura mostraram alta na margem, enquanto o da fase de acabamento caiu na mesma base de comparação. Apesar do crescimento na margem do IACI-F, o nível do indicador encerrou 2015 com forte queda de -26,6%. Adicionalmente, o índice de lançamentos (IACI-L) registrou alta de 4,9% na margem, em outubro, após apresentar fortes quedas nos últimos meses, acumulando retração de 38,3% em 12 meses.

A dinâmica desses indicadores, associada à conjuntura bastante desfavorável, tende a limitar a atividade da construção imobiliária em todas as suas fases nos próximos anos, disse.

Dezembro
Considerando apenas o mês de dezembro, o IACI mostrou queda de 2,3% ante novembro, de acordo com dados livres de efeitos sazonais. Na comparação com dezembro de 2014, o índice recuou 10,7%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?