metropoles.com

Diferença menor do que 2%: as cidades mais acirradas do 2º turno

Fortaleza (CE) foi a capital com resultado mais apertado. Ribeirão Preto (SP), Pelotas (RS) e Camaçari (BA) tiveram disputa voto a voto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ton Molina/Getty Images
Imagem colorida de urna eletrônica - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de urna eletrônica - Metrópoles - Foto: Ton Molina/Getty Images

O segundo turno das eleições municipais de 2024 neste domingo (27/10) mostraram uma disputa voto a voto em algumas cidades do país. Ao todo, 4 das 51 cidades brasileiras tiveram resultados com menos de 2% de diferença do eleito para o derrotado. São elas: Fortaleza (CE), Ribeirão Preto (SP), Pelotas (RS) e Camaçari (BA).

Fortaleza (CE) foi a capital mais acirrada do país e repetiu a divisão vista na eleição presidencial de 2022. Assim como naquele pleito, PT e PL disputaram voto a voto. O candidato Evandro Leitão (PT) foi eleito com 50,3% dos votos, derrotando André Fernandes (PL), que ficou com 49,6%, uma diferença de 0,7%. Na prática, a diferença de votos  foi de 10.838 votos.

Em 2022, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) derrotou Jair Bolsonaro (PL) com um resultado de 50,9% contra 49,1%, respectivamente. Uma diferença de 2,1 milhões de eleitores.

A cidade mais acirrada do segundo turno foi Ribeirão Preto. Na cidade do interior de São Paulo, Ricardo Silva (PSD) derrotou Marco Aurelio (Novo) por 50,1% dos votos contra 49,8%. A diferença foi de 0,3%, o que na prática significou 687 eleitores a mais do que o candidato derrotado.

Outra cidade que saiu das urnas dividida foi Pelotas (RS). O candidato petista Marroni teve 50,3% dos votos contra 49,6% do candidato do PL na cidade, Marciano Perandi. A diferença foi de 0,7%. Em número de eleitores, a diferença foi de 1.263 eleitores.

Camaçari, na Bahia, completa o ranking das cidades com a diferença menor de 2% no resultado final do segundo turno. O candidato do União Brasil, Flávio, perdeu para o candidato do PT, Caetano, por uma diferença de 1,8%. Na prática, com 2.902 votos a menos. Caetano foi eleito com 50,9% dos votos ante 49% de Flávio.

Confira a página especial sobre as Eleições de 2024.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?