Astrônomos descobrem planeta habitável em estrela
O local possui as condições ideais para que haja água em estado líquido, mas ainda não é possível afirmar que ele poderá ser habitado um dia
atualizado
Compartilhar notícia
Um planeta com 30% mais massa que a Terra, porte terrestre e próximo o suficiente do Sol para que seja possível a existência de água em estado líquido, foi encontrado na estrela Proxima Centauri, localizada a 42 anos-luz do planeta Terra. As informações são da Folha de S. Paulo.
Trata-se de uma grande descoberta para os astrônomos, que anunciaram a novidade nesta quarta-feira (24/8), após uma série de rumores. O planeta se encontra na zona habitável, região do sistema planetário em que o nível de radiação estelar permite a presença de líquido na superfície, a condição essencial para o surgimento e a evolução da vida.
Porém, ainda não é possível afirmar que um dia o planeta poderá ser habitado. O ambiente possui a condição necessária para isso, mas não significa que seja o suficiente para que haja vida no local. Ainda serão avaliadas características como atmosfera, distribuição do calor e o campo magnético.
Confira um vídeo divulgado que dá mais detalhes a descoberta: